Caxias: 357º lugar no rankig estadual em Educação Infantil


O Tribunal de Contas do Estado divulgou levantamento de dados da Educação Infantil no Estado. O trabalho, intitulado Radiografia da Educação Infantil no RS, apresenta a análise de desempenho dos municípios gaúchos nesse quesito nos anos de 2009 e 2010.

Os números comprovam o baixo investimento por parte dos muncípios na política de atendimento às crianças de 0 a 5 anos. Segundo o documento do TCE: "cabe aos municípios atuar prioritariamente na educação infantil, com a cooperação técnica e financeira da União, embora a Constituição Gaúcha chegue a determinar que o próprio Estado ofereça atendimento em creches e em pré-escolas, em cada Município”.

Lamentável o tema não ter a devida atenção, pois os anos iniciais são importantíssimos para a formação da criança. Além disso, a criação de vagas na educação infantil também é uma poítica pública para as mulheres. Por quê? Porque com creches, as mulheres têm onde deixar seus filhos e não precisam abandonar os estudos nem o trabalho. Isso colabora com a autonomia financeira e social das mulheres, já que no fim das contas a sociedade delega a elas o cuidado com as crianças.

O déficit de vagas em Caxias do Sul, segundo o TCE, é de aproximadamente 10 mil. Segundo o relatório, o município cobre apenas 19,63% das vagas em creches (para crianças de 0 a 3 anos) e 47,76% em escolas de educação infantil (para crianças de 4 a 5 anos). Isso coloca o município na posição 357º no atendimento aos pequenos.

Enquanto milhares de mulheres caxienses abandonam o seu emprego, abandonam seus estudos ou ficam sobrecarregadas com a tripla jornada de trabalho, o Governo Sartori poupa dinheiro. Culpabiliza, como sempre a União, que nunca manda dinheiro suficiente para a estruturação das creches.

Pois mesmo sendo de responsabilidade dos municípios, Caxias do Sul recebeu verbas do Governo Federal para construir três creches. Sorte a nossa, pois se dependesse do descompromisso dessa Administração, as tais 35 mil vagas prometidas em campanha só chegarão em 15 anos...

Acesse todo o relatório do TCE:
http://www2.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/repos_docs/pdf/radiografia_educacao_infantil.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS