Participa RS foi um sucesso!!!

Foto: Caco Argemiri/Palácio Piratini
A participação de 1,13 milhão de gaúchos na Votação de Prioridades do Orçamento Estadual 2012 é equivalente a 14% do total de eleitores do Estado. O número foi classificado como "espetacular" pelo governador Tarso Genro, durante anúncio da totalização da apuração, na manhã de quinta-feira, 18.

De acordo com estudiosos do tema da participação, este percentual é considerado altamente significativo. "Esses valores de participação que atingimos são muito expressivos, eu diria até surpreendentes. O interesse do povo gaúcho neste tema é muito grande, considerando que é um processo facultativo e para definições que não estão relacionadas a eleições de fato", avalia Pedro Bandeira, doutor em Ciência Política e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Bandeira pesquisa os sistemas de representação e articulação regionais.

A relação do número de eleitores que votaram em cada município do Estado está disponível no arquivo em anexo. Para o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, a adesão da população gaúcha ao processo demonstra "o fortalecimento da relação do Governo do Estado com os municípios". O goverandor Tarso Genro também observou que a atuação dos Coredes é reconhecida como fundamental na construção do Sistema de Participação Popular e Cidadã.

Três municípios tiveram mais de 70% do eleitorado participante
Entre os números que chamam a atenção na totalização da Votação de Prioridades, estão três municípios que tiveram mais de 70% do eleitorado participando do processo. Todos ficam na região do Corede Médio Alto Uruguai:
Pinheirinho do Vale - 85,59%
Taquaruçu do Sul - 79,1%
Vista Alegre - 71,1%

Pela internet, os municípios que tiveram o maior percentual de votação eletrônica foram:
Picada Café (Hortênsias) - 47%
André da Rocha (Campos de Cima da Serra) - 40,78%
Ipê (Campos de Cima da Serra) - 25,77%

Entre os projetos mais votados nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), as áreas predominantes são para investimento em Saúde, Educação e Segurança. A definição dos projetos que receberão recursos do Orçamento 2012 passa agora por uma análise técnica, que considera o valor total de verba para cada região, e o valor necessário para a execução de cada projeto. O número de votos por projeto foi divulgado no dia 19.

Em Caxias 11 mil pessoas votaram nas mais de 100 urnas instaladas na cidade. Na Serra foram 64 mil votantes. Veja aqui a votação por município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS