UFRGS em Caxias: Estamos sendo enganados?

Na última terça-feira, dia 11 de outubro, ocorreu na Câmara de Vereadores mais uma reunião da Comissão Pró-extensão da UFRGS em Caxias. A Comissão vem organizando eventos e articulações a fim de convencer o Governo Federal, ou a reitoria da UFRGS, ou a si mesma, de que é o melhor polo para sediar um Campus da Universidade Federal.

O encontro desta semana teve como objetivo fazer avaliações sobre a Audiência Pública realizada em Caxias em 23 de setembro e sobre os posicionamentos por parte da reitoria da UFRGS. Infelizmente, as perspectivas não foram muito boas.

De forma geral os membros da Comissão, presidida pelo Vereador Vinícius Ribeiro (PDT), mostraram-se um tanto quanto desanimados com o andar das negociações. Revelaram que até agora ainda não compreenderam o que a UFRGS quer de Caxias. Já enviaram documentos, dados da cidade e tudo o possível de forma a convencer de que a Cidade da Uva merece receber o Campus Federal. Porém, a UFRGS quer mais. E a Comissão parece não saber o que fazer para satisfazer os desejos da reitoria da Universidade.

O pessoal da Comissão reclamou também que a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) não anda se mexendo muito para que o Campus venha para Caxias. E teve quem dissesse que há pessoas fazendo o "jogo contra".

Por fim, antes de cruzar os braços, os representantes de diversas áreas da sociedade caxiense presentes à reunião encaminharam por continuar na peleia, assim, meio que atirando pra tudo que é lado. Vão fortalecer a articulação com os municípios da microrregião de Caxias, conversar com o MEC em Brasília e organizar mais dados das demandas de educação e de mercado que a região precisa.

Resumindo, provavelmente, quem realmente manda já sabe pra onde vai a extensão da UFRGS, pois com certeza Caxias reúne muito mais elementos para receber a extensão de uma universidade Federal que qualquer cidade da Serra.

Creio que estamos fazendo papel de bobos nessa história toda. Parece uma questão de "quem fizer mais barulho leva", "quem fizer a campanha mais bonita ganha uma universidade federal". Oras, por trás de tudo isso, tem os jogos políticos que a população não vai ficar sabendo nunca... São os interésses.

De qualquer forma, vale registrar: O Polenta News está na torcida pra que a Extensão da UFRGS venha para Caxias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS