Morde e Assopra

Não é para qualquer um... No final de outubro o Governo Sartori veio a público, através do Secretário substituto de Trânsito e Transportes, Edson Néspolo, apresentar proposta de diversas alterações no trânsito em Caxias. Quando era Secretário da pasta, o agora vereador Vinícius Ribeiro tentou implementar diversas dessas mudanças, mas foi muito criticado, pois diversas ações não são simpáticas à população.

Logicamente, no pacote apresentado há alterações positivas que já vêm tardiamente, como a abertura da Rua Sinimbu (reduzida ao número ridículo de 4 quadras) e o aumento da frota de táxis-lotação. A abertura do restante das ruas centrais que engarrafam diariamente ficou para a próxima...

Fazendo um parênteses: (seu eu fosse o Jorge Dutra, titular da pasta, afastado para tratamento de saúde, ficaria chateado, pois quem acabou recebendo todos os holofotes pelas "grandiosas" mudanças foi o Secretário substituto...)

Porém, surpreendente, novamente, é a anestesia da população. Nas medidas que serão adotadas pelo Governo municipal não há melhoras efetivas no transporte público, que deve ser reforçado e aprimorado. O que foi apresentado foram apenas medidas paliativas, como a instalação de três pequenos novos corredores de ônibus e algumas mudanças de itinerário na área central.

Caxias não tem estrutura viária suficiente para absorver o aumento da frota de veículos na mesma proporção que vem aumentando hoje. É a lei da física. Lógica e inequívoca. As ruas não têm para onde crescer e não suportarão mais tantos carros. O transporte público é que merece uma atenção maior do gestor público. Precisa ser pensado visando ao futuro que já está aí, pois os engarrafamentos diários em áreas críticas da cidade não atingem apenas os motoristas de veículos de passeio, mas todos os usuários do transporte público.

Para completar vem a MORDIDA!!! Como o Polenta News já havia anunciado anteriormente, um dos motivos pela resistência da Administração em não retirar os estacionamentos das ruas centrais é a perda de arrecadação do Zona Azul. Assim, escondido por trás da tal "redução da Zona Azul" está na verdade a ampliação do estacionamento rotativo na área central da cidade: de 1.846 para 2.423. E o Governo acha que todo mundo engoliu essa história, dizendo que a criação do Zona Verde, em áreas mais afastadas e com valores reduzidos vai estimular as pessoas a estacionarem o carro mais longe. É verdade... mais longe do que já estacionam hoje. Agora, quem estacionar em parte das Ruas Ernesto Alves e Vinte de Setembro vai ter que desembolsar $$$. Antes não pagava nada...

E assim caminha a humanidade caxiense, aprovando ontem, dia 08/11, por unanimidade, no Conselho Municipal de Trânsito, todas as propostas apresentadas pelo Governo Sartori.

Comentários

  1. Se continuar assim o corso alegórico da Festuva 2012 também vai pra Vila Oliva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS