A Ovelhinha e a Raposa Velha


Nessa segunda-feira, dia 21, como noticiado pelo Polenta News, ocorreu a assembleia de fundação de um sindicato regional dos trabalhadores em Centros de Formação de Condutores (CFC's) de Caxias e região e do litoral.

Há semanas atrás, houve a tentativa de fundação do mesmo sindicato organizada por sindicalistas ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Porém, diversos militantes ligados à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) acabaram por implodir a tentativa, utilizando-se da força física e de condutas coercitivas. Desta vez, como uma raposa velha, a CTB conseguiu fundar o seu sindicato, cuja base já está ligada a um sindicato comandado pela referida Central.

Antes que a CUT pudesse raciocinar o que faria em relação ao ocorrido, a fundação do sindicato ocorreu na Sede dos Metalúrgicos nesta segunda-feira. Quase que de forma humilhante, os instrutores dos CFC's ligados à CUT, acabaram compondo a chapa com a CTB e levaram três cargos na direção executiva do novo sindicato que terá cerca de 15 diretores. E ainda tiveram de ouvir piadinhas como: "Vocês estão vendo como somos democráticos?"


A assembleia aconteceu em cerca de três minutos e os organizadores da nova fundação não deram chances ao pessoal da CUT para qualquer reação.


A vida no movimento sindical é assim: se você se comporta como ovelhinha, um dia é do caçador e o outro também. Leva vantagem quem está mais organizado e tem mais cancha. Em Caxias está claro quem tem mais corrida e mais articulação política.

No meio das disputas das centrais estão os trabalhadores que apenas desejam ser melhor representados. E o futuro dirá se isso vai acontecer com um sindicato de base tão extensa...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS