Caxias do Sul fora das indicações de roteiros turísticos para a Copa 2014 não deveria causar estranheza

Pontos turísticos de Caxias desapareceram do site da Prefeitura
O fato desse início de 2012 foi a não inclusão de Caxias do Sul na lista de roteiros turísticos, que o Ministério do Turismo vai sugerir para os visitantes que virão ao nosso país para a Copa do Mundo de 2014, não deveria causar estranheza.

Primeiro que Caxias, convenhamos não é uma cidade turística. Optamos pela industrialização, pelo dinheiro, pelos negócios. Isso é tão evidente que uma rede de hoteis de Caxias cobra uma diária mais barata em finais de semana. Eles sabem que, a maioria de seus hospedes veem em dias de semana e, com isso tentam que eles fiquem mais dois dias.

Segundo, não damos a mínima para os turistas. Restaurantes? Fecham às 23h e tocam os clientes para fora. Postos de Gasolina? Fecham a meia noite. Opções de lazer na noite? Quando as pessoas não são desrespeitadas pelos donos, o são pelos seguranças, ou pela polícia, ou...

Terceiro, não temos uma política pública para o turismo. Temos um secretário de turismo que adora viajar, e só. A Secretária do Turismo, segundo o Portal Transparência, foi a terceira, que mais gastou em diárias em 2011, R$ 59.037,24, atrás das Secretárias de Saúde e de Obras. O secretário, Jaison Barbosa, recebeu um terço dessas diárias. Parece, que viajar tanto, não surtiu o efeito necessário.

Quarto, a prefeitura não está nem aí para o turismo. Tentem procurar no site da prefeitura sobre os roteiros turísticos de nossa cidade. Ninguém vai encontrar. Você encontra fotinhos sorridentes dos secretários, currículo do prefeito, mas não encontra nada, repetimos, NADA, sobre os roteiros turísticos de nossa cidade.

Casa de Pedra? Igreja de São Pelegrino? Monumento ao Imigrante? Todos sumiram do site de Prefeitura. Você encontra alguma coisa na sessão dos distritos, que trazem algumas fotos das localidades. Se um visitante, qualquer visitante, tentar achar atrações em nossa cidade, ele terá que ligar, e torcer que tenha alguém bem educado lá, para os quiosques de informação.

Em pleno século XXI (isso já virou chavão), a prefeitura ignora, em seu site, os pontos turísticos de Caxias. Para piorar tente chegar em qualquer um deles pelas placas. Se você estiver no Centro talvez alguma boa alma pode te indicar alguma coisa, mas fora isso você está perdido.

Para quem acha que a situação não pode ser pior, tente entrar no site da Festa da Uva. Não há nenhuma, repito, nenhuma indicação de outros roteiros para os visitantes. Parece que a Festa toda é limitada aos Pavilhões e aos desfiles.

Aí sobra o que? No desespero a desculpa é sempre a politização. Na verdade a questão é de falta de política. Faltam políticas públicas de turismo, falta ação política do secretário, falta ação política do Prefeito, falta ação dos empresários do ramos, em resumo, ninguém ajuda e alguns ainda atrapalham.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS