Conexões Globais termina com boa notícia para a Casa de Cultura Mário Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana, um importante centro de cultura de Porto Alegre, foi a sede do encontro Conexões Globais 2.0, que aconteceu paralelo ao Fórum Social Temático. Entretanto o local possuía algumas limitações para receber um evento, que por essência, dependia de conexão com a internet. A garantia de um link de internet de boa capacidade era fundamental para que o evento fosse transmitido pela internet e, também, recebesse a presença dos teleconferecistas. Isso só foi possível por que a Procergs, companhia gaúcha de processamento de dados, disponibilizou o link para o evento.

Casa de Cultura Mário Quintana contará com acesso
gratuito à internet
Mas o que poderia ser provisório ficará permanente. No final do evento foi anunciado pelo pelo diretor-presidente da PROCERGS, Carlson Aquistapasse. “A empresa, que apoiou o evento oferecendo internet wireless, deixará o link na instituição definitivamente”, afirmou Aquistapasse ao final do encontro. A Procergs instalou uma rede sem fim de 10Mbps para acesso gratuito.

"O Estado está fazendo um esforço muito grande para ampliar a cultura digital, com a utilização de ferramentas para além do instrumental, disponibilizando para a maioria da população, e nada melhor do que aqui na Casa", afirmou o secretário de Estado adjunto da Cultura, Jéferson Assumção. "Vamos ter uma casa de cultura ainda melhor para os próximos Conexões Globais", finalizou.

Para o diretor da CCMQ, Paulo Wayne, é um passo fundamental para tornar a instituição um espaço contemporâneo. O sinal Wi-Fi, que já havia na Casa em alguns pontos, será ampliado para todos os ambientes.

É bom ressaltar que disponibilizar acesso gratuito a internet só é possível porque a Procergs é pública. Durante o governo Olívio Dutra (PT) a companhia teve um grande incremento de competência e, atuou fortemente na busca de soluções, em informática, principalmente para os órgãos públicos. A Procergs também ficou conhecida com um importante centro desenvolvedor e divulgador do Software Livre. Porém, durante os governos Germano Rigotto (PMDB) e Yeda Crussius (PSDB) a companhia teve suas atribuições diminuídas e, quase fechou.

Felizmente, durante o atual governo de Tarso Genro (PT) a Procergs volta a ter papel de destaque, principalmente com as ferramentas de e-governo (Governo Digital). Essa mudança é fundamental já que o século XXI, como é dito repetidamente, é o século da informação e as estradas desse século são as conexões de cabo, sinais de internet, as redes de computadores e as redes sociais.

Com essa excelente iniciativa ganha a população que terá acesso gratuito a internet na Casa de Cultura, ganha a Procergs que se reafirma como empresa competente no cumprimento de seus objetivos e ganha o Estado ao garantir mais cidadania, ou seja, todos ganham.
Importante: Também foi anunciado, nesse mesmo ato, um investimento de R$ 8 milhões para a recuperação da Casa de Cultura Mario Quintana. O poetinha ficaria muito feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS