Primeira pesquisa dos prefeituráveis mostra quem tem melhor rede

Começamos bem a nossa primeira enquete sobre os prefeituráveis de Caxias do Sul. Ainda bem longe da data oficial das candidaturas arriscamos os nomes mais comentados no momento e abrimos a enquete no dia 6 de janeiro.

Até o “fechamento” dela havia 638 vontantes, 63 comentários e 145 pessoas seguiam os resultados. O que nos deixou bastante felizes é que todos os comentários foram de altíssimo nível. Nessa primeira enquete não atraímos os “trolls” (seres que vivem na internet para provocar brigas).

Nossa enquete não tem caráter científico, como disse o leito Claudio Abreu, já que, segundo ele, ao não ser secreta, forma alguns “bretes ou cabrestos”, disse Claudio. Outro leitor, Sandro Henrique Clamer, porém reflete que, “esta forma via Facebook pode não ser oficial, mas é escancarada. Aqui não tem manipulação podemos ver o que pode acontecer e tirar nossas conclusões”.

Concordamos com os dois. Não somos oficiais, mas abrimos uma discussão. As pessoas se vêem e isso traz uma reflexão importante. Na nossa primeira enquete mostrou quem tem uma rede, na rede (com o perdão da redundância), mais eficiente.

Os resultados

A nossa enquete iniciou com 10 opções. Nossos leitores incluíram mais 7. Algumas são brincadeiras, outras são frases de protesto. Até teve quem lembrasse do ex-prefeito, e falecido, Victório Trez e até do Mansueto de Castro Serafini Filho, outro ex-prefeito.

Entre os candidatos que estão no páreo, Pepe Vargas (PT) recebeu mais votos, 33,38%. Em seguida veio Alceu Barbosa Velho (PDT) com 29,78% dos votantes. Em terceiro, Milton Corlatti (DEM) com 16,45% das indicações. No quarto lugar temos um dos nomes indicados do PSOL (eles tem 3 pré candidatos internos), Luis Possamai que obteve 7,21% dos votos na nossa enquete. Bem para trás tem Assis Melo (PCdoB) com 2,35% e Mauro Pereira (PMDB) com menos de 1%. Houveram ainda 66 votos em outras opções.

Se a constituição de uma rede é uma verdade, e o é. Então temos três candidatos muito bem nesse quesito. Pepe Vargas, Alceu Barbosa Velho e Milton Corlatti já saem com uma grande vantagem nessa disputa por terem uma boa rede de apoiadores virtuais. E isso será fundamental nessa eleição. A eleição presidencial nos mostrou o quanto a campanha via redes sociais ganhou importância.

O que causa estranheza é a parca votação de Assis Melo que tem 5 mil amigos no Facebook e recebeu apenas 15 votos. Será que o articulador das redes sociais dele estava de férias?

Outra constatação que podemos ter é um pouco do que será a linha de campanha, pelo menos por aqui. Os comentários pró Pepe Vargas refletem os problemas na administração Sartori, falam que Pepe pode resolver os problemas da saúde e dar mais atenção aos bairros. Já Alceu parece que está consolidando os votos que seriam da base de apoio do Sartori. Corlatti se apresenta como o diferente, com ideias novas, o gestor.

Essa foi a primeira enquete, queremos fazer ela todos os meses. Veja abaixo a votação obtida por cada candidato:

Pepe Vargas (PT) – 33,38%

Alceu Barbosa Velho (PDT) – 29,78%

Milton Corlatti (DEM) – 16,45%

Luis Possamai (PSOL) – 7,21%

Assis Melo (PCdoB) – 2,35%

Mauro Pereira (PMDB) - < 1%

Eduardo Andreola (PSOL) - <1%

Arino Maciel (PSOL) – 0%

Nenhum deles – 2,9%

Nulo – 1%

Branco – 0%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS