Primeira pesquisa mostra disputa acirrada para prefeitura de Caxias

Não era preciso ser um grande especialista para prever que as eleições para a prefeitura de Caxias do Sul seriam bastante apertadas. A pesquisa Correio do Povo/Methodus publicada hoje só veio confirmar essa previsão. A pesquisa apresentou dois cenários, estimulados, para os eleitores. No primeiro, com a candidata do PT sendo Marisa Formolo o quadro ficou assim:















No segundo cenário com Marcos Daneluz como candidato petista:














Nos dois cenários percebemos que a disputa tende a ser bastante acirrada. Porém a pesquisa traz alguns problemas:
1 - Não há a possibilidade de Marcos Daneluz ser o candidato do PT. A questão já foi fechada pelo partido que referendou o nome de Marisa Formolo.

2 - Mauro Pereira também não é candidato, apesar de aparecer bem nas pesquisas;

3 - Não há cogitação para Daniel Guerra ser candidato e também não foi incluído Luis Possamai do PSOL.

Com essas considerações, o cenário 1 é o mais perto da realidade. Nele temos um empate técnico entre Marisa Formolo (PT) e Alceu Barbosa Velho (PDT). Pela margem de erro da pesquisa (4,1 pontos percentuais para mais ou para menos) até Assis Melo (PCdoB) entra no páreo. Isso aponta para a existência de um segundo turno, podendo, inclusive, termos dois candidatos de oposição no segundo turno.

A dúvida que ficou é para onde iriam os votos de Mauro Pereira (PMDB) que podem colocar Alceu ou não  no segundo turno. Será que o eleitor de Mauro se sentiria traído pelo prefeito Sartori e daria o troco colocando Marisa e Assis no segundo turno?

A pesquisa também mostra a fraca receptividade da candidatura de Corlatti (DEM). Com seu estilo desagregador e também competindo com o toma-lá-da-cá de cargos da chapa situacionista, Corlatti corre o risco de disputar as eleições com chapa pura.

Para finalizar há a rejeição muito pequena dos candidatos. Os três principais nomes estão com índices de rejeição muito próximos. Marisa (22,3%), Assis (22,3%) e Alceu (18,5%). Porém 40,5% não rejeita nenhum, o que dá marges de crescimento muito grandes para qualquer um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS