PTB de Caxias apoiará Alceu

Depois de um mês de muita discussão o PTB decidiu que apoiará o candidato governista Alceu Barbosa Velho (PDT). O martelo foi batido quarta-feira numa reunião com a direção estadual e local do partido. Dentre as três propostas que estavam em análise (apoio a Marisa Formolo, Neutralidade ou apoio a Alceu), a continuidade na base do governo foi a que acabou sendo chancelada.

Na quarta feira falávamos aqui no Polenta News sobre cada uma das alternativas e as chances delas vingarem. Sobre o apoio ao Alceu escrevemos:

Apoiar Alceu: é a proposta que deixa feliz a maior parte dos candidatos a vereador do PTB e os cargos de confiança do partido. Porém é a proposta que dá menos visibilidade ao partido e, dependendo da política de alianças na proporcional, corre o risco de não eleger bancada na Câmara, novamente. Essa é uma proposta com grande chances de ser aprovada.

Falou mais alto a vontade dos candidatos a vereador. E isso não é ilógico dentro da política partidária tradicional. Como os vereadores, ou candidatos a vereadores, são os principais cabos eleitorais dos deputados estaduais, e como as direções estaduais são loteamentos de deputados, contrariar seus futuros cabos eleitorais é muito ruim para o futuro político.

Pesou também o fato do grande números do cargos de confiança que o PTB tem no governo que, logicamente, perderiam seus empregos caso o PTB mudasse de lado, ou não tivesse lado nenhum. Nesse caso falou mais alto a conveniência.

Um detalhe que deve ser ressaltado é a ausência de Mansueto na apresentação da decisão à imprensa. Será que ele já está pegando a porta de saída do partido? A justificativa de Adiló Didoménico era que Mansueto estava ausente por motivos particulares. Aham!

Agora o cenário está quase definido. Faltam apenas PPS e PSC tomarem suas decisões. A contar de hoje faltam 4 meses para o primeiro turno das eleições municipais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS