Pesquisa Methodus mostra crescimento de Alceu e Daneluz

Um pouco do problema das análises de pesquisa é a falta de memória. A pesquisa Methodus/Correio do Povo, divulgada ontem, mostrou que esse esquecimento faz parte dos "analistas políticos" que trabalham na imprensa de Caxias.

Apesar de ser a primeira pesquisa, com os candidatos consolidados, essa não é a primeira pesquisa com esses candidatos. Com excessão de Possamai (PSOL), os outros quatro fizeram parte de uma amostragem realizada em abril desse ano pelo mesmo institulo (leia aqui).

Se comparmos os números veremos que dois candidatos tem forte crescimento. Alceu Barbosa Velho (PDT) subiu de 26,7% para 38,7%, absorvendo totalmente os votos de Mauro Pereira (PMDB), que tinha 11,2%. Outro candidato que teve expressivo crescimento foi Marcos Daneluz (PT) que tinha 8,2% das intenções de voto e agora tem 16,5%. Assis Melo (PCdoB) perde 1 ponto e Milton Corlatti (DEM) subiu 0,7 pontos percentuais, ou seja, ficam estáveis. A diferença foi a inclusão de Possamai (PSOL) que ficou com 1,5% das intenções de voto.

Pesquisa 26/04/12
Pesquisa 24/07/12
O movimento mais evidente é a consolidação de Alceu como candidato da situação com a absorção de todo o pontencial de voto, inicial, de Mauro Pereira. Outra observação possível entre as duas pesquisas é que uma parte dos eleitores de Marisa acabaram ficando com Assis. Na pesquisa de abril a petista aparecia, em empate técnico com Alceu, com 23,8% e o comunista com 18%.

No final das contas a candidatura que sai na frente na disputa municipal é a de Alceu por conta, principalmente, das mudanças de candidaturas petistas, mas demonstra, também que tem pouco espaço para crescimento. Talvez vejamos uma disputa grande entre Daneluz e Assis para ver quem vai para o segundo turno, e não, com grandes chances dos 3 estarem muito próximos.

A decepção dessa primeira pesquisa fica com Corlatti, que se coloca como representante do novo. Ele aparece em empate técnico com o pequeno PSOL. Talvez a quantidade de denuncias de corrupção que o seu partido, DEM, vem sofrendo diariamente, respingou em sua campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS