Não há voto INUTIL!!!

Amanhã é o dia da eleição. Na nossa democracia representativa muitas vezes o povo é chamado a opinar só a cada 4 anos (2 anos no nosso caso já que se alternam eleições municipais de estaduais). As eleições comumente viram uma disputa, uma corrida, um jogo de vida e, as vezes, morte.

Mas isso tem que ser diferente. Uma democracia plena e consolidada, precisa de processos eleitorais que aprofundem as discussões sobre o futuro de uma cidade, estado ou país. Nas eleições ficamos discutindo, invariavelmente, a solução de problemas, mas pouco se ouve sobre planejar o futuro.

Nessa reta final de campanha, com a inundação de pesquisas eleitorais, muitas delas até suspeitas, o discurso do voto útil começa a ganhar força. Muita gente deixa-se votar no "candidato que vai ganhar". Isso é ruim para democracia. Pois o candidato que vai ganhar a eleição pode não ter nada a ver com o seu pensamento.

Um eleitor consciente de seu papel de cidadão tem o dever de escolher quem tem as propostas para o futuro de uma cidade mais parecidas com o seu pensanmento. Amanhã quando você for até a urna faça um bem para o seu futuro e da sua cidade. Vote em quem você mais concorda indiferente se ele tem chances, ou não, de ganhar as eleições.

Aos candidatos deveria se esperar respeito pela vontade do eleitor. Pois mesmo quem recebeu 1% ou 2% dos votos merece ter respeitada a sua opinião. Voto util só existe para marketeiro que tenta, a todo custo, garantir uma vitória mais fácil para o seu patrão.

Já que somos pouco chamados, como cidadãos, para decidir, que o façamos bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS