Trapalhadas na novela dos taxistas

Se arrastando desde o início do ano, o processo de licitação dos novos táxis em Caxias do Sul ainda gera dor de cabeça. O edital foi publicado apenas em maio mas o processo somente se finalizou em setembro.

Foram muitas discussões sobre os critérios empregados pela Prefeitura. Boa parte dos concorrentes julgou injustos os critérios de desempate que não levaram em consideração quem tinha mais de 15 anos de experiência. Houve ajuizamento de ações judiciais e recursos administrativos na tentativa de alterar os resultados.

Ao final, o desempate se deu por sorteio, deixando 28 taxistas de fora, todos com mais de 15 anos de experiência. O resultado final deixou os excluídos indignados e gerou a apresentação de uma moção na Câmara de Vereadores.

Na última quarta-feira, a Câmara aprovou, por unanimidade, moção de apoio do Vereador Rodrigo Beltrão (PT) pela outorga da permissão aos 28 taxistas não contemplados.

Infelizmente, o descontentamento é fruto de um processo pouco democrático, pois segundo a vereadora Ana Corso (PT) os parlamentares sugeriram a distinção entre os períodos de experiência nos transportes, acima de 15 anos, em audiência pública, na Câmara, realizada em dezembro de 2011, porém o indicativo não foi levado em consideração, causando injustiças.

Os concorrentes ainda perderam os R$ 3,5 mil dados em caução.

Porém, o que causa mais revolta é a declaração do diretor-executivo da Secretaria de Transportes da prefeitura, Cesar Antonio Schumacher:

A cidade se expandiu muito, novos bairros, novos loteamentos. Um estudo da secretaria aponta que seriam necessários 100 novos táxis. Mas agora a licitação só contemplou 40

Pois é... planejamento pra quê e pra quem?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS