Base aliada rejeita, novamente, moção por devolução da "Taxa Sartori"

A primeira sessão do ano, da Câmara de Vereadores, e nada mudou. A imensa base aliada do governo Alceu Barbosa Velho (PDT), blindou novamente o governo dando uma mostra de como será os próximos quatro anos.

Na primeira sessão o vereador Rodrigo Beltrão (PT) apresentou uma moção para que a prefeitura devolvesse os valores cobrados, irregularmente, pelo Fundo Municipal de Recursos Hídricos (Taxa Sartori), que foi considerado inconstitucional, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça do Estado. A moção foi rejeitada por 17 votos a 5 (veja abaixo).

Segundo o portal transparência, da Prefeitura de Caxias do Sul, o Fundo Municipal de Recursos Hídricos arrecador, desde sua criação, R$ 14.867.406,10 (R$ 16.357.987,67 em valores corrigidos). Esse valor deverá ser devolvido, mais cedo ou mais tarde para os caxienses, pois foi considerado ilegal. Qual a estratégia da prefeitura? Tentar convencer o judiciário a não obrigar a prefeitura a devolver o valor para todo mundo compulsoriamente. Nesse caso quem quisesse o dinheiro de volta teria que ir até a prefeitura e solicitar num longo e demorado processo.

Os "independentes" já mostraram a sua cara
O bom de uma primeira votação como essa é que os "independentes" mostraram a sua cara. Daniel Guerra (PSDB) votou favoravelmente a moção. Mesmo com o seu partido sendo da base aliada de Alceu, o vereador tucano tem se mostrado sensível as propostas que favorecem a população. Do outro lado a máscara de independente caiu rapidinho. Rafael Bueno (PCdoB) que se manifestou receoso com a entrada de seu partido no governo Alceu, votou como o governo mandou e ficou em silêncio. Raimundo Bampi (PSB), que também teria uma postura menos alinhada seguiu também a orientação do Executivo, até porque seu colega de partido e titular do mandado, Eloi Frizzo, é o Diretor Presidente do Samae, que terá que devolver o dinheiro à população.

Veja como votou cada vereador. Edson da Rosa (PMDB) só vota em caso de desempate.

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Presidente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Não

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

JÓ ARSE PDT Não

MAURO PEREIRA PMDB Não

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Não

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS