A criminalidade aumentou em Caxias? Os números dizem que não

Ao lermos os jornais, ouvirmos as rádios ou vermos as notícias na televisão a sensação que temos é que Caxias está a beira de uma guerra civíl tamanha são as ocorrência policiais. Porém os números contam outra história.

Os dados apresentados na última sexta-feira, 15, quando completou 1 ano de policiamento comunitário na cidade mostram uma realidade bem diferente, praticamente todos os tipos de ocorrência policial apresentaram queda, algumas bastante significativas. Veja no quadro abaixo.

clique na imagem para ampliar

Resumindo:

Furtos: Redução de 31,5%

Roubos: Redução de 24%

Homicídios: Redução de 57,1%

Um dos poucos índices que aumentaram foi o de desordem que teve aumento de 8%.

A apresentação dos dados foi feita na formatura da nova turma que ampliará o policiamento comunitário em Caxias do Sul. A partir de abril. Cruzeiro, Cinquentenário I, Cinquentenário II, Marechal Floriano, Jardim América e Universitário serão agrupados em quatro núcleos que atenderão a mais 38 mil habitantes - totalizando 142 mil no município.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Airton Michelis, "A presença da polícia comunitária em Caxias fez com que os índices de criminalidade diminuíssem bastante e é um grande passo para a segurança pública".

O policiamento comunitário é a melhor escolha quando se fala em prevenção. Policiais mais próximos à comunidade entendem melhor as necessidades dos bairros. A presença das forças de segurança traz mais tranquilidade, tranqulidade essa que não se lê na imprensa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS