O Caxiense encerra suas atividades. Quem perde é Caxias

Com o título: "Esta é nossa útima notícia: OBRIGADO, LEITORES!", a revista O Caxiense encerra suas atividades tanto na versão online quanto na impressa. Na nota publicada no site explica que os motivos do encerramento das atividades foram "o retorno comercial insatisfatório, situação que se agrava diante de um aumento exorbitante dos preços de impressão". (leia aqui).

A delicada situação financeira do O Caxiense não era segredo porém é sempre um fato a se lamentar. Uma cidade com o tamanho, e a riqueza, de Caxias do Sul, fica refém de pouquíssimos veículos de comunicação. A livre concorrência, defendida pelas classes empresariais, não existe nas empresas de comunicação, fato que pode ser observado pela virulência que o maior jornal de Caxias trata os veículos menores.

O Caxiense era um jornal semanal. Um contraponto interessante e necessário. Teve 3 anos e 3 meses de vida. O Polenta News já noticiou várias reportagens que foram publicadas primeiramente no O Caxiense. Portanto eles saiam, na maioria da vezes, do seu local de conforto, de publicar apenas as versões "oficiais".

Quem perde com o fechamento do O Caxiense é a população de nossa cidade que fica a mercê de manipulações de ocasião. O Polenta News lamenta o fim do O Caxiense, porém sabemos que teremos que assumir ainda mais a responsabilidade de mostrar o outro lado da notícia.

Fatos como esse mostram o como é importante a democratização da comunicação. Não podemos deixar que nossas comunidades fiquem recebendo informações de apenas uma fonte, que detém um atroz monopólio em nosso estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS