Solidariedade a Luís Nassif

Luís Nassif é jornalista e editor de um dos blogs – que leva seu nome – mais acessados o país. Mesmo quem discorda de suas posições – com um pouco de honestidade intelectual – reconhece sua capacidade. Em seu site na internet é possível ler análises econômicas, políticas, sobre a mídia e até clipes e apresentações musicais. Nassif também faz denúncias e, vira e mexe, furos. Porém, ele está com seu site fora do ar.

Após denunciar o esquema de pirâmide do grupo chamado Telexfree, seu blog foi atacado virtualmente. Alguns antivírus, ao se digitar o link para sua postagem sobre o caso, acusam esse espaço de estar contaminado. O líder desse grupo se chama Carlos Wanzeler. Nassif já informou à Polícia Federal (PF) sobre o caso. Segundo o próprio Nassif os ataques virtuais são de autoria do grupo da Telexfree.

O golpe da pirâmide funciona da seguinte forma: primeiro se monta uma lista com 10 pessoas. Há uma probabilidade de os nove primeiros serem de mentira. Depois mais 10 pessoas entram no esquema. Elas recebem a lista inicial e pagam um bônus ao primeiro da lista (trapaceiro) e substituem o nome do fantasma pelo seu.

Uma nova lista é criada e vendida mais 10 pessoas. O esquema se repete pelo menos por dez rodadas, fazendo com que a primeiras pessoas que comprou a lista espere nove rodadas para começar a receber algum dinheiro.

Cada pessoa pode criar sua lista com 10 nomes, o que gera a fantasia de que todos mundo vai ficar rico. Há um problema de povoamento terrestre o que faz que a pirâmide fatalmente quebre gerando um prejuízo sem tamanho. Na décima rodada seria preciso a participação de 10 bilhões de pessoas.






Luís Nassif prestou um serviço público em seu blog denunciando esse golpe. E foi atacado virtualmente por isso. Se é tão simples assim tirar um site do ar, imaginem se a neutralidade de rede não for aprovada no debate sobre o marco civil da internet no Congresso Nacional. A solidariedade ao Nassif é solidariedade à liberdade na rede mundial de computadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS