Qual a diversidade que a Festa da Uva quer celebrar?

Comissão Comunitária: Quase nenhuma diversidade
"Na alegria da diversidade". Esse é o tema da Festa da Uva 2014 que foi escolhido pela comissão comunitária da festa. A partir desse tema toda a festa será pensada. Como afirmam os organizadores, com muita sabedoria, "ele [o tema] dá um norte para todas as nossas ações a partir de agora”, afirma Júlio Duso diretor da marketing da festa.

Como não olhamos só a superfície, nem ganhamos um anúncio de quatro páginas que escondeu a nossa capa, ficamos com uma pulga atrás da orelha. Qual a diversidade que será celebrada?

Rapidamente alguém irá dizer: "Ora, todas!".

Pois eu vós digo: "Calma lá, acho que não é bem assim".

Olhando a foto da Comissão Comunitária, a primeira vista notamos que há pouca diversidade nela. Não há negros! Só para ficar nesse detalhe. Na comissão comunitária as mulheres são acompanhantes dos maridos. Somente duas delas tem papel protagonista sendo que a única solteira, além da Rainha, é a Secretária de Turismo, Drica.

O mote da campanha para Rainha da Festa da Uva diz: "Toda menina sonha em ser rainha... da Festa da Uva". Todo o evento está sendo construído para que a participação da mulher na festa seja apenas como figura decorativa.

Caxias do Sul foi construída com muita diversidade. Não tem só italiano, de olho claro, cabelo loiro, como são a maior parte dos integrantes de comissão "comunitária". Caxias do Sul foi construída por imigrantes vindos de muitas partes do mundo e do Brasil e por povos originário, os indígenas, que cederam suas terras aos "colonizadores. A pujança dessa cidade foi feita pelo suor de muitos trabalhadores e não apenas pelos empresários, muito bem representados na comissão "comunitária".

Poderíamos continuar argumentando mas acho que deu para entender, não é?

Fica a dúvida, se a diversidade da festa estará só no marketing ou ela será real.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS