Corporativismo Médico: revoltante!

A Presidenta Dilma anunciou o plano de "importar" 6 mil médicos de países europeus e de Cuba. Os países da Europa sofrem hoje uma crise econômica bastante acentuada, que gera um crescente desemprego como há muitos anos não se verificava por lá. Já Cuba é notoriamente conhecida por ter um arsenal técnico-médico avançado e um índice de saúde muito melhor que o brasileiro.

São revoltantes as manifestações contrárias do Conselho Federal de Medicina (CFM) ao plano. Os representantes do Conselho dizem que não há falta de médicos no Brasil e que o governo quer apenas favorecer Cuba. Engraçado que as declarações de ojeriza se referem apenas aos médicos cubanos.

Hoje o Brasil possui apenas 1,8 médico para cada mil habitantes, sendo que o recomendável pela OMS é de pelo menos 2,7 médicos a cada mil habitantes. Países europeus possuem em média 4 médicas para cada mil habitantes e por lá não há problemas em aceitar profissionais estrangeiros.

O corporativismo que gera mazelas

O corporativismo médico brasileiro, que só faz encher os bolsos desses profissionais, é um dos maiores responsáveis pela crise na saúde que existe hoje.

É esse corporativismo que não permite que novas faculdades de medicina sejam criadas e novos profissionais entrem no mercado – a chamada reserva de mercado. Assim, os profissionais podem cobrar o quanto querem pelas suas consultas, a ponto de certas especialidades serem encontradas apenas em atendimento particular.

Esse corporativismo não permite que o poder público contrate médicos em todo o território nacional, pois como eles têm o poder de escolha, pequenas e longínquas cidades, mesmo oferecendo remunerações de cerca de R$ 17.000,00 mensais, não conseguem profissionais.

As nossas unidades básicas de saúde, responsáveis pelo atendimento médico inicial, baseado no trabalho em equipe multiprofissional, são importantíssimas para o atendimento básico e preventivo. É justamente aí que faltam profissionais e para onde irão os médicos “importados”.

É esse corporativismo que gera as filas quilométricas em nossos postos de saúde e hospitais e os representantes médicos ainda acham que são pouco valorizados e que a entrada de profissionais estrangeiros vai prejudicar o atendimento no Brasil.

Convenhamos, quando os olhos de um profissional transforma-se em um cifrão quando ele deveria se preocupar primordialmente com os seres humanos, nada mais importa a não ser a manutenção desse status quo. Custe o que custar.

Que venham os médicos cubanos, europeus, latino-americanos. Nossa população precisa de vocês!

Só é ruim para os outros


A ferocidade das declarações do Sindicato Médico e do Conselho Federal de Medicina contra a qualidade da formação dos médicos parece não servir para os próprios médicos. O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, teve seus filhos formados, em medicina, em Cuba!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS