Aulas sobre política são urgentes e necessárias para os colunistas do Pioneiro

É sério! O Pioneiro precisa ministrar urgentemente aulas de conceitos básicos de políticas para seus colunistas, principalmente aqueles que escrevem sobre, política. A pérola de hoje, 26, da coluna Mirante é essa abaixo:

O comentarista resumiu democracia ao simples fato de eleger representantes. Isso não é verdade. Pior, é uma simplificação das mais imperfeitas pois o sistema de representação existe até quando não existe democracia. No Brasil, entre, 1964 a 1985, em plena ditadura militar, o Congresso, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores funcionaram quase que ininterruptamente. Até havia mais de um partido!

Uma simples digitação no Google do termo "democracia" daria milhões de resultados. Escolhemos um, a Wikipédia. Lá está escrito:

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista, parlamentarista, monárquico constitucional e republicano.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Esses dois parágrafos mostram claramente que a democracia não existe apenas pela representação. Nossa maior preocupação não é que esse "escorregão" seja por desconhecimentos, o pior é que pode ser deliberado para tentar reforçar no imaginário popular que só há democracia via representação, que como se sabe é mais fácil para a RBS defender seus interesses manipulando alguns poucos deputados, ou elegendo seus ex-funcionários como Ana Amélia Lemos, ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS