Câmara de Vereadores rejeita pedido de informações sobre leitos hospitalares

Com informações da Assessoria da Comunicação da Câmara de Vereadores

Um requerimento do vereador Daniel Guerra (PSDB) solicitando informações sobre a situação dos leitos e atendimentos hospitalares e a previsão de construção de novos hospitais em Caxias do Sul, foi rejeitado pela maioria dos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira, 6.

Um dos questionamentos de Guerra refere-se ao número de leitos hospitalares que existem no município (particular e Sistema Único de Saúde/SUS), detalhando-os em: UTI adulto, UTI Neonatal, leitos para internação clínica, psiquiátrica e outras classificações que existam.

O vereador quer saber quantos e quais os tipos de leitos que faltam para o atendimento SUS, em Caxias do Sul. Pede também quais as altas complexidades oferecidas para a região e como se distribuem entre os hospitais do município. Guerra deseja ainda informações sobre o critério técnico exigido pelo Ministério da Saúde para habilitação de leitos de UTI, citando a fonte de embasamento legal.

O tempo médio de espera para acessar um leito e o critério utilizado pela central de leitos para ocupação das vagas, além da gravidade, também estão entre as perguntas.

Os questionamentos não deveriam gerar muita discussão pois essa informação deveria ser facilmente encontrada por qualquer cidadão. O próprio Guerra teve um pedido de informações aprovado, em 31 de julho, que pedia esclarecimentos sobre a Pronto Atendimento. Só que dessa vez houve muita resistência.

O vereador Henrique Silva (PCdoB) que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente falou que os questionamentos do vereador tucano tratam de questões políticas (como se algo que se discute na Câmara não fosse político). A opinião foi compartilhada pelo vereador Zoraido Silva (PTB) e Jaison Barbosa (PDT). Jaison, entretanto, propôs uma audiência pública com a secretária de saúde, Dilma Tessari, para fazer esclarecimentos aos vereadores.

Guerra cobrou do vereador comunista que como presidente da Comissão de Saúde, "não tem acompanhada as demandas da população". Diante da negativa dos vereadores ao seu pedido de informações o tucano disparou: "enquanto se perde tempo discutindo coisas irrelevantes, as pessoas continuam morrendo na espera por um leito".

Além da Comissão de Saúde a Câmara de Vereadores tem uma Comissão Temporária Especial de Acompanhamento da construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral de Caxias do Sul e das obras de Ampliação do Hospital Geral, presidida pelo vereador Zoraido Silva (PTB) Essa comissão deveria apurar, inclusive, parte do pedido de informações, parece que ela não vem desempenhando bem o seu trabalho.

O requerimento teve 7 votos favoráveis e 15 votos contrários. Veja abaixo como votou cada um dos vereadores.

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Presidente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Não

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

JÓ ARSE PDT Não

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Ausente

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Não

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS