Uma Rainha republicana?

Precisamos ter rainha e princesas em pleno século XXI?
A proposta apresentada pelo vereador Renato Nunes (PRB) de voto popular para a escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva vem acompanhada de um senso de ingenuidade que não chega a ser comprometedora. Porém exime de ir mais ao fundo da questão:

Afinal, por qual motivo se escolhe a Rainha da Festa da Uva (ou de qualquer outra coisa)?

Longe de ser um resquício dos tempos da monarquia a Rainha e Princesas de uma festa tem como principal justificativa criar um espaço para as mulheres participarem da festa e SÓ ESSE ESPAÇO. Em qualquer comitiva de divulgação desses eventos você verá sempre junto as "soberanas" os organizadores, todos homens.

A Festa da Uva não é diferente. A comissão organizadora é majoritariamente masculina. As mulheres, com excessão de duas (cinco agora com a rainha e princesas) tem algum papel de protagonismo, as outras mulheres são as esposas dos representantes de organização.

Esse é o papel que é dado as mulheres nessas festividades. A de figura decorativa. Seja vestida de "rainha" ou nos carros alegóricos.

A proposta de Nunes tenta dar um ar de "republicanismo" a uma monarquia já decadente. Retirando o esforço hercúleo do grupo RBS em fazer com que a escolha da Rainha da Festa da Uva seja um grande evento ele, na verdade, é bastante medíocre. Só participou da "festa" quem tinha alguma ligação com uma das candidatas e muitos, além de não pagar ingresso, receberam para estar lá presentes.

A escolha da "soberana" por voto direto não vai incluir mais a população na festa, vai aumentar, e muito, os custos para as candidatas a rainha.

Não seria o momento de pensar se realmente precisamos de Rainha e Princesas da Festa da Uva?

Comentários

  1. Quem sabe acabem com a festa. Transformem numa feira agroindustrial inominada, e esperem sentados algum visitante.
    Isso sim é procurar chifre em cabeça de cavalo. Não contribui em nada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS