Projeto de lei busca proibir o uso de máscaras em protesto no RS

Um projeto de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) quer proibir, no Estado do Rio Grande do Sul, o uso de peças que ocultem o rosto em protestos. Uma legislação similar foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), no dia 11 de setembro.

O Projeto de Lei (283/2013) tem 7 artigos e estabelece que além da proibição do uso de máscaras estaria vedado, também, o uso de armas de qualquer natureza (isso já é lei). A proposta, porém, faz uma ressalva. Estão excluídas da proibição as festividades do calendário oficial, ou seja, ele evita "pagar o mico" de proibir máscaras no carnaval!

Entre os artigos Pozzobom insere duas "armadilhas". A primeira fala da proibição de "frustrar outro evento anteriormente convocado para o mesmo local", o que acarretaria a inviabilização de protestos junto com inaugurações, visitas oficiais ou qualquer outra atividade.

A segunda, e mais grave, é o aviso prévio à autoridade policial como condição indispensável à realização da reunião (como diz o artigo 3º do projeto). Essa condição contraria a constituição que em seu artigo 5º garante a liberdade de reunião.

A legislação, no Rio de Janeiro, não coibiu os protestos, nem a violência que eram decorrente do confronto dos mascarados com a polícia, muito antes pelo contrário. Se há um grupo de 100 ou 200 mascarados e a polícia tentar identificar todos o que está acontecendo? Confronto.

Essa é mais uma legislação do tipo "na onda dos acontecimentos". Ela não resolve nenhum problema. Cria muitos outros e coloca a polícia na situação de agir sempre com violência. É a típica legislação que irá gerar um corpo, ou mais, estendido no chão. Ninguém esperaria menos de um deputado tucano.

Comentários

  1. Daqui a pouco chega um deputado alucinado e cria a lei que posts e comentários feitos na internet não poderão mais ser feitos anonimamente. Estaremos ferrados. hahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Somos responsáveis, mesmo que indiretamente, pelo conteúdo dos comentários. Portanto textos que contenham ofensas, palavrões ou acusações (sem o fornecimento de provas) serão removidos. Se quiser falar algo que necessite de anonimato use o email polentanews@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS