"Radical da Cautela" é pressionado a se posicionar pela cúpula do PMDB

José Ivo Sartori se auto definiu como um "Radical da Cautela". Foi assim que agiu, não agindo na sua campanha para reeleição à prefeitura de Caxias do Sul e quando fez seus vice, Alceu Barbosa Velho, prefeito. Porém essa tática não tem agradado em nada a direção estadual do PMDB.

A direção estadual do partido escalou o deputado federal, Osmar Terra e o estadual, Alexandre Postal, para conversarem com Sartori em busca de uma definição. O deputado Alceu Moreira define bem a situação: "O Sartori precisa dizer com toda a clareza se quer ser candidato ou não. E isso, na nossa visão, precisa ser feito neste ano. Porque a única coisa que não precisamos é escolher o adversário antes de escolher o companheiro que vai representar o partido na eleição".

A fala resume o dilema do PMDB. Sartori tem comichão só de ouvir falar da aliança do PMDB com o PT nacionalmente. Só uma catástrofe faz com que essa aliança não continue e Michel Temer só não é o vice presidente se não quiser. A preferência de Sartori recairia por Eduardo Campos (PSB). Aí tem dois problemas. O primeiro é que a candidatura parece naufragar já que as intenções de voto tem caído mesmo com a entrada de Marina no PSB e aí surge outro problema, "o PSB se tornou complicado, pelas posições radicais da Marina. Eu teria sérios problemas com meu travesseiro se optássemos pela Marina", afirmou o presidente estadual do PMDB, deputado Edson Brum.

O caminho para o lado do PSDB também é descartado pelo partido então não há muitos caminhos, nacionalmente para o PMDB. No RS a vida também fica difícil. Se o partido não for protagonista, e com força, corre o risco de ser um coadjuvante. PT, PP e PSOL já estão organizando suas bases para a eleição. O PSB corre para todos os lados para conseguir um palanque para Eduardo Campos, sem sucesso. PDT e PMDB vivem crises internas.

O resultado de toda essa pressão pode ser conferida na edição de hoje do Pioneiro, onde o jornal, tenta criar uma saída honrosa para Sartori, que seria a candidatura a deputado. Mas nem assim ele tem capacidade de tomar uma decisão com firmeza. Segunda a colunista interina, Rosilene Pozza, ele pode concorrer a deputado federal, estadual ou nenhum dos dois.

Em âmbito local essa indecisão toda pode prejudicar os planos de Mauro Pereira que tem certeza que quer concorrer a deputado federal e ficaria preterido por Sartori. Se ele sair do jogo pode faltar tempo para Mauro se organizar para a campanha.

O estilo "em cima do muro" do ex-prefeito, foi uma das marcas de seu governo que muito pouco fez para pensar Caxias do Sul para o futuro. Seu sucesso eleitoral está muito mais ligado a farta distribuição de Cargos de Confiança para os correligionário do que de eficiência administrativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS