Comunidade do Parque Oasis fica sem médico na UBS

Desde a última quinta feira, 20, a Unidade Básica de Saúde do Parque Oásis está sem médico. Motivo? A transferência de uma das profissionais para o Postão 24 e o término do contrato da outra médica. O problema que foi gerado pela ineficiência da gestão da Secretaria Municipal de Saúde, gerou indignação nos moradores que realizaram um protesto na manhã de sexta feira.

A primeira baixa na equipe foi a transferência, no dia 10 de fevereiro, de uma das médicas. Passado 10 dias a secretaria não fez nenhuma contratação. Quando encerrou o contrato da outra profissional com o Programa de Valorização dos Profissionais em Atenção Básica (Provab).

Essas duas situação eram previsíveis. Uma delas, inclusive, foi gerada por uma ação da própria secretária Dilma Tessari (PDT). Tessari promete para hoje uma solução para o problema que seria a nomeação de um novo profissional via contrato emergencial.

Não é de hoje que a secretária apresenta problema na gestão de pessoal. Recentemente Tessari dispensou sete profissionais do programa Mais Médicos dizendo que não havia "onde colocar esses médicos" (veja aqui). Graças ao governo federal, que praticamente obrigou a prefeitura de Caxias do Sul a aceitar os profissionais (veja aqui), eles estão atendendo a população. Ou seja, o problema poderia ser bem maior se dependesse somente da secretária de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS