Abaixo o complexo de "vira lata"

Faltam poucos dias para a abertura da Copa do Mundo. A pergunta que fica no ar é: O que Caxias vai ganhar com a Copa? Provavelmente pouco porque não trabalhou para isso. Apesar de ter recebido recursos dentro dos programas de mobilidade urbana, turismo e esportes que foram criados para serem o legado da Copa em linhas gerais o governo municipal e o empresariado caxiense fez muito pouco para usufruir dos milhares de turistas que virão, principalmente, ao Rio Grande do Sul.

Nosso estado foi o que mais vendeu ingressos para estrangeiros, foram 83 mil. Caxias chegou a ficar fora do guia oficial de cidades turísticas feito pelo Comitê Organizador Local. Entrou depois, ficou acanhado. Outras cidades da região não cometeram o mesmo erro e comemoram os resultados.

A prefeitura de Gramado visitou 18 das 32 federações de futebol. Emplacou hospedar os dirigentes (80 hondurenhos e 800 nigerianos), já há grupos da Coreia do Sul, mais de 100 pessoas, agendadas para visitar a cidade serrana. Se somente isso já não garantisse a lotação da sua rede hoteleira, Gramado fechou acordos com hotéis e terá presença forte nos centros de informações turísticas.

Mesmo caminho optado por Bento Gonçalves e por Cambará do Sul. Bento tem a estratégia de segurar mais um dia o turista na região, ou ser a primeira cidade na parada antes de Gramado. Houve investimentos nos Centros de Turismo e capacitação de trabalhadores dos setores de serviço. Cambará atrairá visitantes que está dispostos a desfrutar das belezas naturais e de uma hospedagem que garanta mais contato com ela.

O setor empresarial, que não ficou de choradeira, também sairá ganhando. A família Carraro trabalhou duro  e emplacou o vinho da Copa. Vai vender 600 mil garrafas da série criada especialmente para o evento. O vinho será servido em todos os eventos oficiais onde estarão presentes chefes de estado e empresários. Quer cartão de visita melhor?

E nós caxienses? A prefeitura dormiu de toca, o empresariado prefere achar que estamos em crise e não temos divulgação Turística, os restaurantes fecham às 10 da noite e vamos ficar vendo o dinheiro e os empregos indo para outros lugares, porque resolvemos vestir a fantasia de vira latas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS