Ciclofaixa da Perimetral Norte é desativada

Foto: Andréia Copini/Pref. Munic. Caxias do Sul
Uma ideia que já nasceu ruim, e felizmente não acabou em tragédia, tem seu fim nesse final de semana. A ciclofaixa que funcionava, domingo sim - domingo não (na melhor das hipóteses), na Perimetral Norte, será extinta.

A mudança partiu de uma avaliação técnica da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade que constatou que existia problemas de segurança, para os ciclistas, onde a ciclofaixa estava funcionando. Veículos já foram flagrados rodando na pista reservada aos ciclistas em dias de Ciclofaixa.

Há mais de dois anos, quando ela foi inaugurada, o Polenta News, já alertava que a ciclofaixa seria insegura (veja aqui) e em dois momentos relatamos carros (aqui) e até um ônibus (aqui) que invadiram o espaço dos ciclistas.

Nenhuma acidente mais grave aconteceu porque, na verdade, a ciclofaixa nunca funcionou. Só foi usada como jogada de marketing nas eleições municipais. Agora a prefeitura, talvez enjoada de ter que montar e desmontar uma estrutura toda resolveu fazer um remendo, que ficou pior que o soneto.

A nova ciclofaixa, se é que podemos chamar assim, está montada nos Pavilhões da Festa da Uva, um lugar onde as pessoas já andam de bicicleta. A prefeitura desenhou uma estradinha no chão e chamou isso de "ciclofaixa".

Segundo o secretário de esporte e lazer, Jô Arse, "Nós vamos estruturar esse espaço para que possamos oferecer mais condições e segurança, mas também mais lazer". Coincidentemente, ou não, a estradinha desenhada passa ao lado da Cancha Coberta, que é a cereja do bolo de Jô, que é, também, presidente da 25ª Região Tradicionalista.

Mas ainda não é momento de pegar sua bicicleta e conhecer a estradinha dos pavilhões. Por causa da Semana Farroupilha, que dura quase um mês, não haverá funcionamento da "ciclofaixa" até depois do 20 de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS