Loteamentos Conquista e Vitória mais perto da regularização

Foto: ANDRÉIA COPINI
Dezesseis anos depois da ocupação, de duas áreas da extinta Cohab, os Loteamentos Conquista e Vitória, estão mais próximos de serem regularizados. Foi assinada na manhã de hoje (02)  a assinatura da escritura pública de compra e venda para o repasse das áreas ao Município. Foram repassadas do Estado para o a prefeitura de Caxias do Sul um total de 36 hectares ao custo de R$ 1,3 milhões (já descontados as benfeitorias realizadas pelo pode público e as dívidas que a Cohab tinha com a prefeitura).

A assinatura ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença do Prefeito Alceu Barbosa Velho, do secretário municipal da Habitação, Renato Oliveira, do secretário-chefe da Casa Civil adjunto, Roberto Nascimento, e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento, Aurélio Froner.

O secretário-chefe da Casa Civil adjunto, Roberto Nascimento, ressaltou a parceria do Governo do Estado com o Município. “O Poder Público sempre se preocupou em levar habitação para a população de Caxias. Desejamos que essa parceria continue para melhorar a vida das pessoas. Parabéns a todos, principalmente aos moradores das áreas que estão sendo beneficiados”.

O Prefeito cumprimentou e agradeceu a todos que contribuíram para esse processo se realizar e destacou os investimentos já feitos nas áreas compradas. “O Município já investiu muito nessas áreas, porque sabia que esses lotes seriam das famílias que lá estão. Agora, o próximo passo é regularizar os lotes para que todos tenham a sua escritura na mão”. Alceu também ressaltou a parceria com o Governo do Estado.

Essa é uma importante vitória da luta iniciada pelos moradores há mais de uma década. No final dos anos 1990 era praticamente nulo o investimento em habitação. Programas como o Minha Casa Minha Vida não existiam e praticamente era inexistente os financiamentos para habitação popular. Foi nessa época que o Movimento Nacional de Luta pela Moradia começou a atuar em Caxias do Sul. A primeira ocupação realizada pelo movimento foi na área do Conquista. Logo em seguida foi a vez do Vitória.

Houveram tentativas de negociação das áreas tanto pelo poder público, quanto pelos moradores, mas sempre esbarrava na situação falimentar da Cohab. Finalmente, depois de muitos anos, o imbróglio foi resolvido.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS