Super Terça das pesquisas mostra Dilma em ampla liderança e Marina em queda

Uma sequência de três pesquisas eleitorais, para presidente, divulgadas nessa terça feira (23) consolidaram a liderança de Dilma Rousseff (PT) na disputa presidencial. Os levantamentos mostraram a queda acentuada de Marina Silva (PSB) e uma recuperação da intenção de votos em Aécio Neves (PSDB). O crescimento, tanto de Dilma quanto de Aécio animam tanto petistas quanto tucano. Aos petistas surge a possibilidade, remota, de vitória ainda no primeiro turno. Os tucanos acreditam que podem passar Marina e chegar ao segundo turno.

A "Super Terça" das pesquisas trouxe os levantamentos dos MDA para a Confederação Nacional dos Transportes; do Ibope para a TV Globo e Estadão e a Vox Populi para a Record. Vejam os números:


Candidato CNT/MDA Ibope/TV Globo Vox Populi/Record
Dilma 36% 38% 40%
Marina 27,4% 29% 22%
Aécio 17,6¨% 19% 17%
Outros 2,5% 3% 3%
Branco/Nulo/Indecisos 16,5% 11% 18%

Dependendo o levantamento que se escolha a diferença pró-Dilma vai de 8,6 pontos percentuais até 18 pontos. Em todos eles pelo menos dois fatores são certos: Dilma está subindo e Aécio também. Somente Marina tem curva apontando para baixo nas últimas 2 semanas.

A queda de Marina pode não ser tão rápida quanto sua subida, mas é continua. Explicações para isso não faltam. Uma delas, que sintetiza melhor a situação, na nossa opinião é da jornalista Tereza Cruvinel. Ela afirmou em seu blog:

"Agora ele [eleitor] começou a enxergar as fragilidades e contradições de suas propostas [de Marina] e, ao mesmo tempo, passou a prestar mais atenção ao horário eleitoral. Deve ter levado em conta as críticas de Aécio e Dilma. Tanto é que os dois cresceram enquanto Marina caía. Mas foi Dilma que subiu mais, numa evidência de que eleitores que refluíram para a presidente eleitores que optaram pela continuidade ao invés da mudança que deixou de lhes parecer segura"
Faltam 11 dias para o segundo turno e mais quatro programas eleitorais, no rádio e TV, para presidente. As últimas fichas serão jogadas, tanto por Marina, para tentar garantir o segundo lugar, quanto para Aécio que almeja voltar a segunda posição perdida.

A propósito. Nos 3 levantamentos sobre segundo turno, apresentados ontem, Dilma está na frente no CNT/MDA (42 a 41); está muito na frente para o Vox Populi/Record (46 a 39) e empata no Ibope/Globo (41 a 41).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS