Mudança do local do desfile do carnaval é bom para quem?

Em mais uma decisão autocrática o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) determinou que o desfile das escolas de samba de Caxias do Sul não será mais na rua Sinimbú. Ele acontecerá, nos dias 13 e 14 de fevereiro, na rua Plácido de Castro, em frente à Maesa.

Elvino Santos que é presidente da Associação das Entidades Recreativas, Esportivas, Culturais e Carnavalescas de Caxias do Sul e Região Noroeste do Rio Grande do Sul (Assencar), tenta justificar a mudança dizendo que já era uma reivindicação das escolas de samba. Entre os motivos apresentados para a mudança está a pouca inclinação do trecho?!?!. Elvino também fala que a Plácido de Castro é mais larga que a Sinimbú, o que não é bem verdade, além de que a rua pode ser trancada sem prejudicar o trânsito (prejudica menos, isso é verdade).

Por algum motivo o trecho já seria batizado pelo diretor do Samae como "Pista de Eventos da Maesa", o que poderia dar a entender que outras atividades que utilizam a Sinimbu poderiam ser realocados para a frente da Maesa.

Acontece que nem tudo são flores. A região é eminentemente residencial, mesmo que as duas quadras que são ocupadas pela Maesa tenham uma densidade populacional mais baixa, o desfile não será de apenas 200 metros. Outro problema é que o público terá menos espaço limitando ainda mais a participação. A rua ainda será asfaltada, às pressas.

Nas discussões que vimos nas redes sociais fica muito claro que uma parcela significativa da população concorda com a ideia, mas pelo motivo errado. Para eles o carnaval em Caxias do Sul nem deveria existir. Pode ser por isso que ele esteja sendo colocado em um canto escuro da cidade.

O conservadorismo caxiense, que habita, literalmente, o Centro da cidade, nunca engoliu o Carnaval. Preferem uma boa festa da colônia para lembrar tradições que nunca viveram. Em uma enquete realizada pelo Pioneiro o resultado está apertado. 55% concordam com a mudança e 44% não concordam.

Em tempo: Elvino é filiado ao PMDB e foi CC no governo Sartori.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS