Paulo Perico é o novo coordenador da 4ª CRE

Foto:Karine Viana/Palácio Piratini
Tomaram posse hoje os 30 titulares das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). A solenidade aconteceu na Secretaria de Educação com a presença do secretário, Vieira da Cunha (PDT) e dos coordenadores e adjustos das CRE.

Em Caxias do Sul o novo coordenador é o professor Paulo Perico, militante histórico do PMDB, foi professor e sócio do Mutirão e diretor da FSG. A escolha de Perico além de reforçar a presença do PMDB numa secretária administrada pelo PDT demonstra a ausência de quadros pedetistas para cumprir a função. A maior parte dos militantes do PDT na área da educação estão na secretaria municipal de educação (que trocou praticamente todos os CCs que eram do PMDB por filiados ao PDT).

Para além da disputa de espaço fica a preocupação da pouca experiência de Perico na educação pública. Querer aplicar o modelo de ensino particular na rede estadual é algo fadado a ineficiência. Um dos motivos é que o coordenador não tem essa atribuição. Outro é que, no final das contas, são os diretores de escola que implementam, ou não, as propostas da secretaria.

E falando em diretores que não implementam programas a coordeandora adjunta de Perico será a professora Janice Terezinha Zambarde Moraes, que era diretora da escola Emílio Meyer. Coincidência, ou não, (não acreditamos em coincidência) ela foi a diretora que facilitou, pela primeira vez na história, os alunos da escola participarem de um protesto contra a implementação do Politécnico no Ensino Médio. Ela era uma das maiores críticas do programa, que se assemelha muito ao modelo de reforma de ensino médio que está sendo discutido no Congresso Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS