Grupo utiliza página falsa do Pioneiro para bombar evento pelo Impeachment de Dilma

Página falsa do Jornal Pioneiro é utilizada para dar
"credibilidade" a protesto
Do mesmo jeito que a internet liberta a livre expressão ela é povoada de aproveitadores que tentam manipular a realidade. Um exemplo bem próximo de nós é a prova disso.

Um grupo está utilizando uma página fake (falsa) do jornal Pioneiro com alavancador de um evento que chama um protesto pelo Impeachment da presidenta Dilma em Caxias do Sul. A página fake foi criada em setembro de 2014 e basicamente publica algumas, não todas, matérias da página real do jornal.

Ao se utilizar do mesmo logotipo do Pioneiro acaba criando confusão. Tanto que ela tem 15 mil curtidas (a oficial tem 109 mil). Além de replicar algumas matérias para das "credibilidade" a página eles ainda tem propaganda de empresas entre as postagens, a maioria de empresas do Shopping Iguatemi. Muito provavelmente essas postagens são pagas, garantindo um dinheiro para alguém.

Ontem a página falsa adquiriu uma nova estratégia, ela se aliou a convocação de um evento que chama o Impeachment da presidenta Dilma. Com a "vestimenta" oficial o grupo se alia, ou é o mesmo, que tenta dar um grau de credibilidade ao seu movimento.

 Isso já aconteceu outras vezes. O Polenta News já denunciou um página falsa da RBS/TV que estava fazendo campanha pró Feliciano, veja aqui. Além disso já é bastante comum o uso de scripts (linhas de programa que executam direto no navegador da internet) que automatizam a criação de eventos, grupos e o convite de eventos.

Só para constar a página verdadeira do jornal Pioneiro no Facebook é essa aqui.

A página falsa é essa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS