Os lençois de cetim do Sartori e a crônica de um governo sem rumo

A notícia de que o governo do estado estaria comprando lençóis de cetim, toalhas de algodão egípcio, guardanapos de algodão, travesseiros de plumas e roupões de micro-fibra, entre outros itens, para o Palácio das Hortênsias, sede oficial do governo em Canela é só mais uma na escalada de contradições que o governador José Ivo Sartori (PMDB) se envolveu nesses 35 dias de governo.

A repercursão negativa foi tão grande, mais tão grande, que o governador acabou suspendendo a compra, que seria por dispensa de licitação, dizendo que não havia autorizado a aquisição dos materiais e que a pessoa responsável seria afastada. Sobrou pro estagiário.

Compra lençóis de cetim, depois não compra mais. Sanciona o reajuste de salário, depois devolve a diferença. Corta pagamentos, depois libera para alguns. Na raiz desse "vai-não-vai" está um governo que não tem rumo. E essa falta de rumo já está deixando seus aliados sem paciência.

A matéria, veiculada na Zero Hora, sobre os lençóis de cetim é uma demonstração disso. Ela teria pouca importância jornalística se o governo Sartori já tivesse dado os sinais que seus apoiadores esperam. A matéria foi um recado: "podemos infernizar seu governo".

A Zero Hora é só a porta-voz desse grupo, que não é organizado mas conta com uma "inteligência coletiva" que elabora seus interesses. O recado já foi dado e noticiado. Uma instituição ligada ao setor empresarial "diagnosticou" um déficit bilionário no Rio Grande do Sul e já apresentou a receita: a diminuição dos serviços do Estado com privatização e extinção de órgãos.

O governador Sartori recebeu o recado, mas a sua inoperância e a incapacidade de dizer com clareza o que vai fazer está irritando esse setor que, apesar de ter apostado em Ana Amélia Lemos (PP) no começo das eleições mudou de barco para garantir a vitória de Sartori.

Ao final de tudo isso os R$ 8 mil que seriam, e serão gastos uma hora ou outra, com lençóis de cetim, são um pequeno elemento de um governo que está completamente perdido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS