UAB elege nova direção

A União das Associações de Bairros, UAB, realizou nesse final de semana as eleições gerais para a nova diretoria da união e para as direções das associações de moradores. A UAB é uma das poucas entidades comunitárias que fazem eleição diretas para a União.
 
Concorriam dois candidatos. Pela situação Flávio Fernandes, filiado ao PSB. Pela oposição Itacir Pegoraro, filiado ao PSD. Ambos com forte ligação à administração municipal.
Flávio Fernades foi eleito com grande folga. Ele obteve 9.345 votos, contra 3.681 votos obtidos por Pegoraro.
 
O que foi surpresa foi o baixo número de problemas registrados. As eleições da UAB, por muitos anos, primaram por confusões, brigas e processos duvidosos. Neste domingo somente as eleições no bairro Cruzeiro e no loteamento popular Vila Leon, tiveram os pleitos suspensos. Outros problemas aconteceram por conta de divergências nas listas de votação (outra coisa extremamente comum).
 
Como as urnas eletrônicas foram colocadas em todos os bairros onde havia disputas nas associações de moradores o número de questionamentos foi muito menor. Mesmo assim o candidato derrotado entrou na justiça, na manhã de hoje (15) buscando anulação do pleito (outra coisa que acontece em todas as eleições). Um oficial de justiça foi até a sede da entidade para recolher urnas para averiguação.
 
Para além da disputa entre as duas chapas era bastante difícil achar alguma diferença entre elas. Já faz muito tempo que a UAB perdeu a capacidade, ou a vontade, de reivindicar com mais contundência os direitos dos moradores de bairros. É uma realidade a entidade não questionar e até mesmo afagar o poder público. Isso pode ser visto no dia a dia da vida da cidade onde a maior entidade representativa de nossa cidade tem pouca ou nenhuma influência no dia a dia da cidade, como pode ser observado pelas propostas apresentadas pela chapa vencedora (abaixo):
 
Saúde
  • fortalecer e defender a qualidade do SUS.
  • buscar, junto ao poder público e ao Conselho Municipal de Saúde, a manutenção e funcionamento das UBSs.
 
Segurança
  • cobrar ampliação do efetivo da Brigada Militar, para inibir a ação de bandidos.
  • pedir a ampliação da Guarda Municipal, para manter o trabalho de prevenção.
 
Cultura
  • desenvolver formas de atrair mais a comunidade para o ponto de cultura UAB Cultural e outros pontos
  • preparar mais professores para atuar nos pontos de cultura
 
Esportes
  • manter o campeonato de futsal e a rústica e ampliar para outras modalidades, como uma miniolimpíada com escolas e campeonatos de rua em bairros, com a ajuda de parcerias.
  • difundir o uso das Academias da Melhor Idade (Ameis)
 
Transportes
  • esclarecer como funcionará o trânsito com a implantação das Estações Principais de Integração (EPIs), para que a população saiba como pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem
 
Apoio aos bairros
  • buscar mais participação dos presidentes de bairro no dia a dia da UAB.
  • descentralizar, buscando realizar mais eventos nos bairros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS