A burrice da oposição brasileira demonstrada na geração de energia eólica

Usina experimental converte energia excedente em hidrogênio
Uma fala da presidenta Dilma, durante um evento da ONU em Nova York suscitou inúmeras críticas e deboches da oposição que demonstram, ao mesmo tempo, sua mais profunda burrice e má vontade de entender qualquer coisa.

A presidenta sugeriu que se inventasse uma maneira de "armazenar vento" ou seja, aproveitar o excesso de vento, de alguns dias, para ser utilizado em outros com menos vento. Isso garantiria, por exemplo, a viabilidade econômica do sistema eólico na maior parte do mundo.

Logo a oposição, burra e desinformada, começou a debochar da fala. O que eles não sabem, e se recusam a pesquisar é que existem inúmeros estudos nesse sentido.

É obvio que eles não são tão literais como a frase, mas para uma pessoa inteligente nem precisa. Os estudos realizados em países como Alemanha, Espanha, Noruega, Portugal, entre outros, trabalham com sistemas híbridos. Na Alemanha parques eólicos funcionam junto a usinas hidrelétricas. Quando a demanda é menor parte da energia aciona bombas que elevam água da represa, que irá gerar energia depois, ou seja, a energia que seria desperdiçada é utilizada para gerar mais energia.

Na Noruega há um sistema que armazena energia em células de hidrogênio, obtido pela eletrólise da água. Em dias de muito vento, a energia excedente é usada para isso. Ela volta para o sistema em dias de pouco vento.

O Massachusetts Institute of Technology pesquisa um modelo que consiste em armazenar grandes quantidades de água do mar, seu uso é para regiões litorâneas, em grandes "bolhas" de concreto, que também ancoram as torres dos cataventos. Em dia de pouco vento uma bomba reversa é acionada e a saída da água gera eletricidade.

Como se pode ver não há nada de excepcional, nem de absurdo na fala da presidenta. O absurdo é o grau de imbecilidade reinante na oposição brasileira.

Mais um detalhe importante. Ao investir em energias renováveis você evita a dependência do petróleo e há muito dinheiro, mas bota muito dinheiro envolvido na indústria petrolífera. Por isso estamos respirando gás carbônico e aquecendo a atmosfera. Pois as multinacionais do petróleo podem pagar subornos para políticos do mundo inteiro falar que energia renovável é bobagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS