Feira do Livro encerra como começou, com protestos

Envolvida em polêmicas do começo ao fim a Feira do Livro de Caxias do Sul se despede, nesse domingo, coberta de incertezas.

A prefeitura municipal está decidida a impor sua vontade, que já existia no começo do ar, de transferir a Feira, da Praça Dante para a Estação Férrea. A medida é contestada pelos livreiros, por ex-patronos e frequentadores do espaço.

Mas o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) mostra-se irredutível em fazer valer a sua vontade, mesmo que os envolvidos sejam contra. Foi assim ao transferir o desfile das escolas de samba para a Placido de Castro, que também irá receber os desfiles da Festa da Uva.

Como nesses dois casos, e no da Feira do Livro, os envolvidos não são ouvidos, ou são silenciados quando há divergência.

Para não deixar a insatisfação passar desapercebida a Associação dos Livreiros Caxienses está programando para esse domingo um "Abraço Coletivo" da Feira do Livro. Eles estão chamando as pessoas a vestirem preto ou usarem tarjas pretas em protesto.

No material distribuído a ALCA afirma que "a feira não é, nunca foi e jamais será de qualquer gestão municipal. Ela é da cidade e dos leitores, e nós queremos ela na PRAÇA".

Outras polêmicas

Além da discussão sobre o local da Feira, o evento foi cercado por outras polêmicas. Uma delas é sobre o patrono Uili Bergamin. Ele é acusado em um processo por violência contra a mulher (veja aqui). Uili foi alvo de protestos de integrantes da Marcha Mundial de Mulheres no começo do evento.

Também decaiu bastante a qualidade dos convidados para as palestras do evento. O nível mais baixo foi a participação de Luiz Felipe Pondé que é autodenominado filósofo mas tem baixa produção intelectual realmente relevante. Talvez uma das mais famosas "tiradas" dele foi a de que "o problema da direita é que ela não pega mulher".

Nem a presença de Luis Fernando Verísimo pode salvar o baixo nível dos convidados. Um patrono que bate em mulher, um convidado machista e um prefeito autoritário fazem o pior evento de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Responsabilidade Fiscal, de Sartori, paralizará o Estado

Caso Paese já virou piada. Juiza ignora, agora, até a Ficha Limpa

Gravações do MP mostram que Jardel negociou 10 cargos para votar favorável ao aumento do ICMS